Projeto
Arraiá é da gente!
Objetivo: Valorizar e ampliar a cultura da
criança,desenvolver a cooperatividade e trabalhar os cuidados com o meio
ambiente por meio da reciclagem.
Desenvolvimento:
*Recorte
e colagem;
*Poesias;
*Músicas;
*Brincadeiras
dirigidas;
*Montagem
de história;
*Dobraduras;
*Culinária
típica;
*
Artes com sucatas;
*Alfabeto
móvel;
Planejamento
da semana
Segunda-feira
20/05/2013
1º
momento:Chegada: Acolher os alunos;Guardar os lanches; Brinquedos.
2º
momento:Rodinha: Músicas de chegada;Calendário;Crachás, Quantos somos?
3º
momento:Palestra: Antes de iniciar o projeto, perguntar se foram no desfile, se
alguém foi, deixar falar sobre o que viu de legal. Início do projeto Arraiá da
Gente.Explicar as origens dessa festa. A diferença entre o homem do campo e o
da cidade, escrever no blocão essas características. Perguntar se eles conhecem
como é a vida no dia a dia no campo.
4º momento:Trabalhar a Música Cai cai balão.
Falar sobre os perigos de soltar balões. Escrever a música no blocão, trabalhar
a palavra balão com eles.
5º momento: Atividade de artes: Desenho vazado
de balão.
6º momento: Recreio/ Lanche
7º
momento: Atividade de coordenação motora: Rasgando papel. Cada criança receberá
uma folha de revista e terá que rasgar. Deixar que colem livremente na folha
padronizada.
8º
momento: Atividade de percepção visual: Folha xerocada para que achem o par
correto.
9º
momento: Saída
Terça-feira 21/05/2013
1º
momento:Chegada: Acolher os alunos;Guardar os lanches; Brinquedos.
2º
momento:Rodinha: Músicas de chegada;Calendário;Crachás, Quantos somos?
3º
momento:Palestra: O tema de hoje será as comidas típicas de festa junina. Fazer
uma listagem no blocão com os nomes sugeridos. Fazer uma votação sobre qual eles mais gostam.
4º momento:Projeto Escola no mundo e o
mundo na escola: A história será coletiva, levarei objetos e eles terão que montar
essa história. Registro no local sobre o que foi realizado.
5º momento: Recreio/ Lanche
6º
momento: Atividade de raciocínio matemático: Folha xerocada com o objetivo de
contarem o número de objetos e representá-los.
7º
momento: Recreação dirigida: Jogo das argolas. Cada criança receberá 3 argolas
e terá que jogar nas garrafas, terá que falar a cor da garrafa e o número que
tirou.
8º
momento: Registro da recreação. O aluno terá que pintar a garrafa na cor que
acertou e escrever o número.
9º momento: Saída
Terça-feira
22/05/2013
1º
momento:Chegada: Acolher os alunos;Guardar os lanches; Brinquedos.
2º
momento:Rodinha: Músicas de chegada;Calendário;Crachás, Quantos somos?
3º
momento:Palestra: Levar algumas músicas típicas e dançar com eles trabalhando a
expressão corporal. Será uma rodinha cantada.
4º
momento: Apresentar a nova apostila para eles, deixar que mexam.Trabalhar a
primeira págima onde mostra o dia a dia das crianças. Fazer uma leitura
detalhada das imagens, questionando tudo:O que as pessoas estão fazendo? Quem
está trabalhando? Tem alguém estudando? Entre outras perguntas. Perguntar sobre
o dia a dia deles.
5º momento: Aula de Educação Física
6º
momento: Recreio/ Lanche
7º
momento: Aula de Leitura com Tia Jane
8º
momento: Recreação dirigida: Dança da cadeira com as músicas levadas.
9º
momento: Saída
Quinta-feira
23/05/2013
1º
momento:Chegada: Acolher os alunos;Guardar os lanches; Brinquedos.
2º
momento:Rodinha: Músicas de chegada;Calendário;Crachás, Quantos somos?
3º
momento: Palestra: Trabalharei o que pertence a festa junina, roupa, alimentos,
brincadeiras.
4º
momento: Atividade de artes: Confecção de bandeirinhas para enfeitar a sala.
5º
momento: Aula de Informática
6º
momento: Recreio/ Lanche
7º
momento: Trabalhando a apostila: Dia e noite. Lista no blocão o que fazemos
durante o dia e o que fazemos durante a noite. Fazer perguntas sobre o que eles
fazem durante o dia. Trabalhar a sequencia temporal com eles.Fazer a página:04
onde eles terão que montar o livrinho na sequencia correta e desenhar o final
dessa história .
8º
momento: Pescaria. Desenhar vários peixes e colocar números. Cada criança
deverá pescar um peixe e identificar o número que sorteou. Haverá registro
dessa atividade.
9º
momento: Saída
Sexta-feira 24/05/2013
1º
momento: Chegada: Acolher os alunos;Guardar os lanches; Brinquedos.
2º
momento: Rodinha: Músicas de chegada;Calendário;Crachás, Quantos somos?
3º
momento: Palestra: Caixa surpresa. Colocar paçocas na caixa. Falar das
características do produto para ver se alguém identifica. Distribuir as paçocas
entre eles.
4º
momento: Registro do texto coletivo que eles fizeram na terça feira.
5º momento:
Recreio/ Lanche
6º
momento: Recreação dirigida. Dança da laranja;Dança da cadeira; passar
anel;Algumas atividades com músicas juninas.
7º
momento: Desenho livre sobre qual brincadeiras que eles mais gostaram.
8º
momento: Atividade pág: 5 para casa.
9º momento:
Saída
Observação da coordenadora:
Nenhum comentário:
Postar um comentário