quinta-feira, 30 de maio de 2013

Projeto Festa junina


                                                           Projeto Arraiá é da gente!

Objetivo: Valorizar e ampliar a cultura da criança,desenvolver a cooperatividade e trabalhar os cuidados com o meio ambiente por meio da reciclagem.
Desenvolvimento:


*Recorte e colagem;
*Poesias;
*Músicas;
*Brincadeiras dirigidas;
*Montagem de história;
*Dobraduras;
*Culinária típica;
* Artes com sucatas;
*Alfabeto móvel;


                                           Planejamento da semana       
                                         
Segunda-feira 20/05/2013

1º momento:Chegada: Acolher os alunos;Guardar os lanches; Brinquedos.
2º momento:Rodinha: Músicas de chegada;Calendário;Crachás, Quantos somos?
3º momento:Palestra: Antes de iniciar o projeto, perguntar se foram no desfile, se alguém foi, deixar falar sobre o que viu de legal. Início do projeto Arraiá da Gente.Explicar as origens dessa festa. A diferença entre o homem do campo e o da cidade, escrever no blocão essas características. Perguntar se eles conhecem como é a vida no dia a dia no campo.
 4º momento:Trabalhar a Música Cai cai balão. Falar sobre os perigos de soltar balões. Escrever a música no blocão, trabalhar a palavra balão com eles.
 5º momento: Atividade de artes: Desenho vazado de balão.
 6º momento: Recreio/ Lanche
7º momento: Atividade de coordenação motora: Rasgando papel. Cada criança receberá uma folha de revista e terá que rasgar. Deixar que colem livremente na folha padronizada.
8º momento: Atividade de percepção visual: Folha xerocada para que achem o par correto.
9º momento: Saída
Terça-feira 21/05/2013

1º momento:Chegada: Acolher os alunos;Guardar os lanches; Brinquedos.
2º momento:Rodinha: Músicas de chegada;Calendário;Crachás, Quantos somos?
3º momento:Palestra: O tema de hoje será as comidas típicas de festa junina. Fazer uma listagem no blocão com os nomes sugeridos. Fazer uma votação sobre  qual eles mais gostam.
         4º momento:Projeto Escola no mundo e o mundo na escola: A história será coletiva, levarei objetos e eles                               terão que montar essa história. Registro no local sobre o que foi realizado.
 5º momento: Recreio/ Lanche
6º momento: Atividade de raciocínio matemático: Folha xerocada com o objetivo de contarem o número de objetos e representá-los.
7º momento: Recreação dirigida: Jogo das argolas. Cada criança receberá 3 argolas e terá que jogar nas garrafas, terá que falar a cor da garrafa e o número que tirou.
8º momento: Registro da recreação. O aluno terá que pintar a garrafa na cor que acertou e escrever o número.
9º momento: Saída
                                                     Terça-feira 22/05/2013

1º momento:Chegada: Acolher os alunos;Guardar os lanches; Brinquedos.
2º momento:Rodinha: Músicas de chegada;Calendário;Crachás, Quantos somos?
3º momento:Palestra: Levar algumas músicas típicas e dançar com eles trabalhando a expressão corporal. Será uma rodinha cantada.
4º momento: Apresentar a nova apostila para eles, deixar que mexam.Trabalhar a primeira págima onde mostra o dia a dia das crianças. Fazer uma leitura detalhada das imagens, questionando tudo:O que as pessoas estão fazendo? Quem está trabalhando? Tem alguém estudando? Entre outras perguntas. Perguntar sobre o dia a dia deles.
 5º momento: Aula de Educação Física
6º momento: Recreio/ Lanche
7º momento: Aula de Leitura com Tia Jane
8º momento: Recreação dirigida: Dança da cadeira com as músicas levadas.
9º momento: Saída
Quinta-feira 23/05/2013

1º momento:Chegada: Acolher os alunos;Guardar os lanches; Brinquedos.
2º momento:Rodinha: Músicas de chegada;Calendário;Crachás, Quantos somos?
3º momento: Palestra: Trabalharei o que pertence a festa junina, roupa, alimentos, brincadeiras.
4º momento: Atividade de artes: Confecção de bandeirinhas para enfeitar a sala.
5º momento: Aula de Informática
6º momento: Recreio/ Lanche
7º momento: Trabalhando a apostila: Dia e noite. Lista no blocão o que fazemos durante o dia e o que fazemos durante a noite. Fazer perguntas sobre o que eles fazem durante o dia. Trabalhar a sequencia temporal com eles.Fazer a página:04 onde eles terão que montar o livrinho na sequencia correta e desenhar o final dessa história .
8º momento: Pescaria. Desenhar vários peixes e colocar números. Cada criança deverá pescar um peixe e identificar o número que sorteou. Haverá registro dessa atividade.
9º momento: Saída


Sexta-feira 24/05/2013

1º momento: Chegada: Acolher os alunos;Guardar os lanches; Brinquedos.
2º momento: Rodinha: Músicas de chegada;Calendário;Crachás, Quantos somos?
3º momento: Palestra: Caixa surpresa. Colocar paçocas na caixa. Falar das características do produto para ver se alguém identifica. Distribuir as paçocas entre eles.
4º momento: Registro do texto coletivo que eles fizeram na terça feira.
5º momento: Recreio/ Lanche
6º momento: Recreação dirigida. Dança da laranja;Dança da cadeira; passar anel;Algumas atividades com músicas juninas.
7º momento: Desenho livre sobre qual brincadeiras que eles mais gostaram.
8º momento: Atividade pág: 5 para casa.
9º momento: Saída
Observação da coordenadora:







Nenhum comentário:

Postar um comentário